Sempre um imóvel nos EUA será certeza de um bom negócio? Muito cuidado...
Será mesmo que é só aliar os ativos Dólar e Imóveis que é garantia de segurança e rentabilidade?
8/4/20255 min read


Lá atrás, antes de me aprofundar nos estudos deste Mercado, eu achava praticamente impossível não ter sucesso combinando esses dois grandes ativos: o Dólar e os Imóveis. Afinal, é a união da "moeda global", que se mostrou muito mais forte do que o Real, com "a propriedade privada", o investimento mais resiliente de todos os tempos.
Porém, hoje, com muito mais estudo e experiência, observei que nem tudo são flores nesse Mercado e que, mesmo nós, brasileiros investindo em uma moeda mais valorizada do que a nossa, podemos amargar um prejuízo enorme caso não sejam traçadas as estratégias corretas, com os números do cenário atual, antes de se fechar o negócio.
E é exatamente nesse ponto que mora o grande perigo de se investir em imóveis nos EUA.
Existem diversas estratégias para se investir em imóveis por lá. O Mercado e a estrutura são muito mais dinâmicos do que o brasileiro, e isso permite que consigamos proteger o seu capital, mitigando a maioria dos riscos, mantendo uma ótima rentabilidade.
Vou trazer exemplos, porque eu acho que ficaria mais fácil para você entender.
Imagine a situação onde um Corretor de Imóveis quer te vender uma casa em um condomínio famoso na região de Orlando por $650.000. Segundo ele, alugaria facilmente por $2.500, o que representaria um rendimento bruto de aproximadamente 4,6% ao ano, fora a valorização futura do imóvel (que ele disse ser de 6% ao ano).
Em uma primeira análise parece interessante, afinal são mais de 10% ao ano de rentabilidade bruta em dólar em um investimento extremamente seguro. Porém, eu vou apontar os dados que irão fazer você ver que não é tão simples quanto dizem.
Primeira coisa a se levar em consideração: Valor do IPTU. Uma casa de $650.000 na região de Orlando tem um IPTU próximo à $9.000, o que daria $750 por mês.
Além disso, temos também o seguro residencial, cuja base é, em média, 0,80% do valor do imóvel, a depender de diversos fatores. Logo, teríamos mais $5.200 de despesas, ou $433 mensais.
Soma-se também o valor mensal do condomínio, que, em média, custa $400 (que pode ou não ser repassado ao inquilino); da imobiliária que irá administrar o aluguel para você, ao custo de 10% do valor do aluguel mensal, neste caso, $250; fora os gastos com possíveis manutenções do imóvel, que está em torno de 10 a 15% do valor do aluguel, ou seja, $300 por mês.
Ao final, você teria uma despesa aproximada entre $1.733 e $2.133 por mês e uma receita de $2.500 vinda do aluguel. De lucro desse investimento você teria de $370 a $760 por mês, que, ao final do ano, quando somados, poderá, ainda, ter de ser recolhido o imposto de Renda ao Governo Americano.
Percebeu que praticamente todo o aluguel que você recebeu sumiu? Percebeu que a rentabilidade que era de 4,6% virou algo entre 0,68% e 1,4% ao ano? Percebeu também que sua única esperança será de uma valorização futura desta casa, cujo percentual você e nem ninguém tem ideia de qual vai ser com total certeza? Você está ciente de que, inclusive, pode ser que o preço desse imóvel caia ao invés de subir?
E antes de você pensar que a salvação seria alugar por Airbnb, leve em consideração que seu investimento em mobília aumentaria ainda mais os $650.000 investidos inicialmente; o gasto com manutenção seria muito maior; as despesas do imóvel como água, luz, internet, assinaturas de tv, seriam por sua conta; as taxas de administração seriam maiores; taxas semanais de limpeza; fora toda a concorrência que você teria com outros investidores em uma das regiões mais competitivas do mundo. Boa sorte para quem fica!
Não estou aqui para fazer terror na cabeça de ninguém, mas meu dever moral, ético e profissional é alertar você sobre sobre o lado ruim também, e não ficar falando somente do lado bom.
Eu quero (e preciso) que você entenda uma coisa: Investir em imóveis é diferente de comprar imóveis!
E toda essa dor de cabeça que falei acima seria evitada com um bom Planejamento Estratégico de Investimentos, levando em consideração outros tipos de imóveis, com valores diferentes e até mesmo em outras regiões sem tantos holofotes turísticos, porém com potenciais de retorno mais significativos e resilientes.
O erro no exemplo foi comprar um imóvel fazendo cálculos mal feitos, contando unicamente com valorização futura. E o pior de tudo é que esse erro tem se tornado cada vez mais comum nos dias de hoje!
Quando se investe em imóveis, vários dados precisam ser coletados a fim de traçar a melhor estratégia de acordo com o seu objetivo. Afinal, o que pode ser bom para o João, pode não ser para o José, correto? Achar que o plano A é bom para todo mundo é um grande equívoco que muitos profissionais estão cometendo.
Para evitar isso, o jeito correto é levar em consideração os números do cenário atual e ver se se encaixam nos requisitos presentes dentro do seu Planejamento Estratégico, somado a um "detalhe": sem depender de uma valorização futura. Essa valorização seria um "algo a mais" no retorno do seu capital, entendeu?
Só para esclarecer ainda mais, em outras regiões dos EUA é possível comprar uma casa com $250.000 e ter um aluguel mensal de $2.200. Porém, obviamente, isso demanda um conhecimento do assunto e um filtro de buscas avançado.
Investir exige estudo, estratégia de entrada e de saída, visão panorâmica sobre os 3 cenários possíveis (pessimista, neutro e otimista), matemática aplicada aos números atuais do Mercado e diversos outros fatores que colocam o seu patrimônio totalmente protegido contra praticamente todas as adversidades que possam surgir.
E é justamente por entender de todos esses requisitos que nós, da Safer Brasil, sempre estruturamos um Planejamento Estratégico voltado exclusivamente para os objetivos de cada família. Não somos uma imobiliária, não somos uma construtora, somos Planejadores Financeiros Independentes focados em proteger o seu patrimônio através do mercado imobiliário americano.
Depois de ler tudo isso, eu te pergunto: Você prefere ter ao seu lado alguém que estará lutando junto com você pelos seus objetivos e sem conflitos de interesses ou alguém que quer apenas te empurrar uma casa cheia de ilusões?
Clique no botão abaixo e agende uma consulta conosco. Vamos iniciar seu Planejamento Estratégico de Investimentos o mais rápido possível.
Um forte abraço
Safer Brasil
Consultoria de investimentos em imóveis nos EUA para investidores brasileiros.
CONTATOS
FALE CONOSCO
contato@saferbrasil.com.br
© 2025. All rights reserved.
